sexta-feira, 2 de julho de 2010

O Clube de Leitura dá sequência ao Projeto Panorama do Teatro Brasileiro com a leitura do texto que marca o início do moderno teatro brasileiro.
O universo dramático de Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, é a classe média carioca nas imediações dos anos quarenta. Nessa sociedade, predomina a hipocrisia, os preconceitos e os símbolos eleitos pela cultura judaico-cristã como eternos em relação à família e ao casamento.

A peça inicia com buzina de automóvel, barulho de derrapagem violenta, vidraças partidas, sirene de ambulância. O cenário proposto pelo autor é dividido em três planos, representando: alucinação, memória e realidade. Os sons ouvidos referem-se ao atropelamento de Alaíde, que é levada a um hospital.

A trama gira em torno de Alaíde, uma mulher que vive um triângulo amoroso com o seu marido Pedro e sua irmã Lúcia. Tudo começa quando Alaíde é atropelada após uma discussão com Lúcia. A partir daí a história se desenvolve nos três planos propostos.

A personagem fica desacordada, alternando entre o sonho e a realidade, revivendo passagens da sua vida, como o dia do seu casamento, o suposto assassinato que cometeu contra seu marido e os planos de Pedro e Lúcia de matá-la. As alucinações de Alaíde são conduzidas por Madame Clessi, uma prostituta idolatrada pela moça. As lembranças ainda remetem à figura da mãe, dos médicos, dos jornalistas que cobrem o acidente e das prostitutas do bordel de Clessi.

Para a leitura, o diretor Kalluh Araújo trabalha algumas movimentações dos atores, somado à leitura das rubricas, que ganham força de personagem à medida que interferem e instigam as ações, como a mão dominante do autor que tudo vê e tudo cria.

Em cena, estão Edu Costa, Marcio Miranda e Michele Castro, que fazem parte do Clube de Leitura, além dos atores convidados: Heloísa Duarte, Juçara Costta, Léo Grandinetti, Luciana Bahia e Roberto Polido.

Apresentações:
Local 01
Data: 17 de dezembro de 2009 – Quinta-feira
Horário: 21h
Local: Teatro Icbeu (Rua da Bahia, 1.723 – Lourdes)
Local 02
Data: 18 de dezembro – Sexta-feira
Horário: 20h30
Local: Centro Cultural Padre Eustáquio (Rua Jacutinga, 821 – Padre Eustáquio)

Local 03
Data: 12 de dezembro de 2009 – Sábado
Horário: 20h
Local: Santa Luzia - Solar da Baronesa (Rua Direita, 408 – Centro Histórico))
Local 04
Data: 16 de dezembro de 2009 – Quarta-feira
Horário: 20h
Local: Itabirito - Praça da Estação Ferroviária


Nenhum comentário: