Assim, apresentaremos as seguintes fases:
A COMÉDIA DE COSTUMES
Início da crítica social através do teatro. O gênero tem em Martins Pena seu precursor, destacando-se como o primeiro dramaturgo importante do cenário brasileiro e um dos primeiros a retratar o princípio da urbanização no País.
O TEATRO MUSICAL NO BRASIL
Por meio das revistas e burletas, o teatro musicado destacava os modos e costumes da Corte e posteriormente, Capital Federal. A linguagem é marcada pela valorização do texto em relação à encenação e a dança, com uma crítica de costumes apimentada e cheia de versos e personagens alegóricos.
O TEATRO DE NELSON RODRIGUES
Nelson Rodrigues revolucionou o teatro brasileiro no final da década de 40 com a encenação de seu texto «Vestido de Noiva», considerado um divisor de águas tanto pelo ponto de vista da dramaturgia quanto pela encenação.
TEATRO DE CUNHO POLÍTICO-SOCIAL
A partir do final dos anos 50, temos no Brasil a hegemonia do autor nacional e uma preocu-pação social crescente, fazendo com que alguns grupos enca-rem o teatro como ferramenta política capaz de contribuir para mudanças na realidade brasi-leira.
O TEATRO BESTEIROL
Os anos 80 viu nascer o chamado Teatro Besteirol, gênero de humor marcado pelo riso fácil, tirado de situações cotidianas levadas ao extremo. Embora tido como alienado, o besteirol trazia uma crítica aos costumes, através do humor.
A CENA CONTEMPORÂNEA
O Teatro Contemporâneo tem sido marcado por uma extrema fragmentação da linguagem, além da substituição do texto de um autor único por uma criação coletiva. A eliminação da divisão tradicional entre o palco e platéia é outra característica da nova cena, onde os grupos, surgidos nos anos 90, se destacam.
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