sábado, 5 de dezembro de 2009



O Clube de Leitura inicia nova fase de trabalho onde irá desenvolver um panorama do teatro brasileiro através da leitura dos textos mais representativos dos períodos.

O Clube de Leitura abre nova fase de trabalhos, pesquisando o teatro brasileiro e trazendo para as leituras o resultado desta pesquisa. Na primeira etapa do trabalho, o grupo fez um apanhado do teatro brasileiro / teatro feito no Brasil, procurando identificar as características do teatro ao longo do tempo e autores, textos e artistas que destacaram em cada época. A partir deste levantamento feito, o Clube de Leitura buscou os textos identificados como representativos, fazendo a leitura e estudo interno dos mesmos. Com este trabalho, o grupo decidiu dividir esta história em seis diferentes fases e então escolheu um texto representativo de cada uma delas para serem trabalhados para uma leitura aberta que acontece em um espaço no centro de Belo Horizonte, em um regional da Prefeitura e em outras duas outras cidades da grande Belo Horizonte. A intenção é a de que, quem acompanhar as próximas seis leituras oferecidas, terá um panorama do Teatro Brasileiro.


Assim, apresentaremos as seguintes fases:


A COMÉDIA DE COSTUMES
Início da crítica social através do teatro. O gênero tem em Martins Pena seu precursor, destacando-se como o primeiro dramaturgo importante do cenário brasileiro e um dos primeiros a retratar o princípio da urbanização no País.

O TEATRO MUSICAL NO BRASIL
Por meio das revistas e burletas, o teatro musicado destacava os modos e costumes da Corte e posteriormente, Capital Federal. A linguagem é marcada pela valorização do texto em relação à encenação e a dança, com uma crítica de costumes apimentada e cheia de versos e personagens alegóricos.

O TEATRO DE NELSON RODRIGUES
Nelson Rodrigues revolucionou o teatro brasileiro no final da década de 40 com a encenação de seu texto «Vestido de Noiva», considerado um divisor de águas tanto pelo ponto de vista da dramaturgia quanto pela encenação.

TEATRO DE CUNHO POLÍTICO-SOCIAL
A partir do final dos anos 50, temos no Brasil a hegemonia do autor nacional e uma preocu-pação social crescente, fazendo com que alguns grupos enca-rem o teatro como ferramenta política capaz de contribuir para mudanças na realidade brasi-leira.

O TEATRO BESTEIROL
Os anos 80 viu nascer o chamado Teatro Besteirol, gênero de humor marcado pelo riso fácil, tirado de situações cotidianas levadas ao extremo. Embora tido como alienado, o besteirol trazia uma crítica aos costumes, através do humor.

A CENA CONTEMPORÂNEA
O Teatro Contemporâneo tem sido marcado por uma extrema fragmentação da linguagem, além da substituição do texto de um autor único por uma criação coletiva. A eliminação da divisão tradicional entre o palco e platéia é outra característica da nova cena, onde os grupos, surgidos nos anos 90, se destacam.


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