19 de novembro é aniversário da morte de três ícones da cultura mundial: Franz Schubert (falecido em 1828), Guimarães Rosa (1967) e Plínio Marcos (1999).
Nascido na Áustria, Schubert foi um dos mais importantes compositores clássicos do início do século XIX. Influenciou compositores de calibre como Lizst, Mendelsohn e Schumman. Admirador de Schubert, Franz Lizst costumava se referir a ele como “o mais poeta dos músicos de sempre”.
O brasileiro João Guimarães Rosa se consagrou com obras como Sagarana e Grande Sertão: Veredas. Tido como um escritor original (e hábil criador de neologismos), Guimarães tornou-se famoso em todo o mundo graças à Grande Sertão, que completou 50 anos de criação em 2006.
Brasileiro da cidade de Santos, litoral paulista, o ator e dramaturgo Plínio Marcos revolucionou o teatro com suas peças, retrato quase fiél da dura realidade dos marginalizados de São Paulo. São de sua autoria Barrela, Quando as Máquinas Param, Homens de Papel e O Abajur Lilás, além das clássicas Navalha na Carne e Dois Perdidos Numa Noite Suja.
quinta-feira, 22 de novembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário